Asma infantil



A asma é uma doença inflamatória dos brônquios e que se caracteriza por tosse, chiado no peito e falta de ar. Isso se repete com freqüência variável de modo que a criança asmática está semre tendo crises que a fazem sofrer perder horas de brincadeiras e sono, e dias de escola.
Sabemos hoje que a asma aumenta no mundo inteiro a cada ano. Calcula-se que existam hoje perto de 100 milhoes de asmáticos. E que apesar dos avanços da Medicina, esse número aumenta a cada ano, assim como a mortalidade.
A educação do asmático e principalmente da sua família é de importância fundamental para fazer esse controle. Sem isso, a cada crise a família fica sem saber o que fazer e corre para os Pronto Socorros erecebe tratamento somente para aquela crise e mais nada. Mais adiante ela terá nova crise, corre de novo e assim a asma nunca vai ficar controlada.
Na crise de asma, acontecem 3 coisas:

-Inflamação do brônquio,
-Contração da musculatura do brônquio
-Aumento da produção do muco.

Tudo isso junto leva aos seguintes SINTOMAS da asma:
· Tosse
· Aperto no peito
· Chiado no peito
· Falta de ar
O que desencadeia a asma?
O asmático tem uma hipersensibilidade que determina uma resposta inflamatória no brônquio, que fica então com o espaço poronde levar o ar muito diminuído. A contração da musculatura que envolve o bronquio e o aumento da produção do muco diminuem ainda mais esse espaço. De modo que a entrada e saída do ar fica ainda mais dificultada.
A Hipersensibilidade brônquica com gatilhos leva a:
a) inflamação do brônquio e aumento da espessura da parede
b) contração muscular e aumento do muco
Muitos são os fatores que fazem a criança entrar em crise.Devemos saber que cada caso é diferente.Quer dizer,o que faz mal pra para um pode não fazer nada para o outro. Por isso, é importantíssimo que você preste atenção no que esta fazendo mal para seu filho.
Dentre muitas coisas que podem desencadear a asma, as mais importantes são:
· Pó caseiro. (contem ácaros)
· Irritantes no ar: poeira,fumaça, gases do escapamento dos carros,descargas das chaminés das fabricas, etc. O mais grave é a FUMAÇA DO CIGARRO.
· Alergenos no ar: cheiros,perfumes, pólen de plantas, pelos de animais; o de gato parece ser o pior.
· Infecções virais, extremamente comum entre nós, especialmente na criança pequena até os 3 anos de idade.
· Exercício físico
· Alterações emocionais.
Prestar bastante atençãonessas coisas – são chamadas de GATILHOS DA ASMA – e começar o tratamento por uma total higiene ambiental. Sem isso, o efeito dos remédios é freqüentemente prejudicado ou nulo.
Esses gatilhos detonam os sintomas da asma. Vale a pena repetir:
· Tosse
· Chiado
· Sensação de aperto no peito
· Falta de ar· Despertar noturno
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, e mesmo dentro de uma família duas pessoas com asma podem ter sintomas diferentes. A intensidade das manifestações também varia,
podendo ser muito leves e curtos em uns, e muito intensos e mais duradouros em outros.Convém repetir também que os sintomas podem ocorrer isoladamente ou em conjunto. Não é necessário que apareçam todos eles para que seja levantada uma suspeita de asma.
NÃO TOME MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇAO MEDICA. NÃO DE OUVIDOS A VIZINHAS E COMADRES.
Fisioterapia na asma
Durante a crise asmática o espasmo e edema e a hipersecreção são fatores responsáveis pela obstrução brônquica o que faz com que a inspiração seja rápida e superficial e a expiração longa e ineficaz o que leva a hiperinsuflação pulmonar ocorrendo alteração da mecânica ventilatória. Durante a crise, a asmática procura adotar posturas que facilitam a ação dos músculos acessórios da respiração onde entra a ação do fisioterapeuta que terá como objetivo traçar um plano de tratamento ideal para o asmático.
O tratamento fisioterapeutico é longo e torna necessárias a orientação dos familiares e a presença deles nas sessões dando apoio e incentivo e serão conscientizados sobre a conduta e medidas a serem tomadas.
A fisioterapia tem como objetivo melhorar a mecânica ventilatória garantindo melhor ventilação e menor consumo de energia, através da limpeza brônquica, relaxamento, exercício de respiração, diafragmática, de respiração costal, e fortalecimento da musculatura respiratória. Tentar levar o asmático superar sua crise controlando a respiração através de exercício logo que perceba que irá iniciar a crise. Correção e prevenção de deformidades torácicas e posturais, causadas pela intensidade e freqüência de crises.
A fisioterapia tem grande importância para a vida de um asmático o que irá auxiliar sua família através da redução da freqüência e intensidade de crises, de intensidade e dando segurança diminuindo para ele e seus familiares.

Referencia.bibliográfica: http://pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/777.pdf